sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas de como aprontar na sala de aula

Você é o tipo de pessoa que gosta de aprontar na sala de aula? Então se liga nessas dicas para você aprontar na melhor forma possível.
1. Combine com a turma de todos sentarem quando o professor chegar. Quando ele começar a escrever no quadro, todos fiquem de pé, quando ele virar todos sentam. Aquele que não sentar a tempo do professor virar, está fora do jogo!
2. Solte barbantinhos cheirosos (famoso peido alemão).
3. Diga que você conhece alguém que “passou por isso” toda vez que seu professor falar de algum caso bizarro ou inteligente, o professor vai achar que você está dedicado na aula, e não bagunçando.
4. Leve algum objeto totalmente estranho ou sem nexo para uma sala de aula (martelo, furadeira, ferro de passar roupas, pistola d’água, entre outros)
Combine com um amigo seu de ele perguntar se alguém tem aquele objeto que você levou…
Exemplo:
João: Aí, alguém aí tem uma furadeira pra me emprestar rapidinho?
Todos: Eeerrr, quem seria idiota de trazer uma furadeira pra escola?!
Você: Opa, pera aí véi…. Hmmm, tá aqui!
5. Coma coisas não comestíveis. (Borracha, Cola, Fita Adesiva, Giz, etc…)

6. Ponha uma salsicha de cachorro quente no estojo de alguém.
7. Junte uma galera, e na hora que você for jogar algo no lixo, faça todo mundo ir junto.
8. Bote o seu celular para carregar na tomada da sala de aula, gastar energia da escola é legal.
9. Combine com um amigo. Chega para o professor e pede pra ele perguntar para seu amigo se a Mãe do seu amigo toca violão!
Quando o Professor perguntar, seu amigo levanta da cadeira chorando e diz que a mãe dele não tem um braço, que perdeu num acidente, e sai da sala correndo para o coordenador!
10. Encha as pás da hélice do ventilador de teto com gesso ou pó de giz e deixe desligado.
Na aula, reclame do calor e peça para ligar o ventilador.
Quando alguém ligar… Você já deve imaginar.
Aí fique no fundo cantando Jingle Bells.
11. Quando o professor não estiver na sala, faça um circulo com as carteiras (tem que ser um circulo grande, do tamanho da sala) e começe a lutar com algum amigo dentro desse circulo, estilo UFC.
12. Pegue uma folha de papel em branco e assine seu nome e vá passando. No final todo mundo vai ter assinado a lista e vão entregar para o professor, sem ele ter pedido nada!

domingo, 3 de julho de 2011

SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO (S.A.O.S.)

O que é SAOS? 

É uma doença (síndrome) crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo que vai desde o ronco até a sonolência excessiva diurna, com repercussões gerais hemodinâmicas, neurológicas e comportamentaisÉ uma situação complexa que muitas vezes requer uma inter-relação de várias áreas médicas, tanto no diagnóstico quanto no tratamento. 





Como ocorre? 







O fator determinante da SAOS está localizado nas vias aéreas superiores (VAS), especialmente na faringe. O colapso de suas paredes durante o sono pode restringir, em parte, o fluxo aéreo, produzindo vibrações de baixa frequência, constituindo o ronco. O ronco não pode mais ser avaliado simplesmente pelo seu aspecto social e deve ser considerado um problema médico, pois pode preceder a SAOS em mais de 90% dos casos. 


A quem procurar? 



O otorrinolaringologista deve estar apto a avaliar cada caso, orientando o paciente em seu tratamento a seguir, seja ele clínico e/ou cirúrgico. Quando a cirurgia está indicada? A cirurgia está indicada quando são diagnosticadas obstruções das vias aéreas superiores, obstruções faríngeas e/ou laríngeas. 


Quais são as cirurgias 
utilizadas? 


As cirurgias utilizadas dependem do grau de obstrução e também dos locais de obstrução estudados e diagnosticados; dependendo também da idade e da constituição física de cada paciente, podendo ser desde cirurgias das adenóides, amígdalas, cornetos, desvios de septo, correções do palato mole incluindo úvula (campainha), língua, maxilares e mandíbula. Algumas vezes os tratamentos são combinados com cirurgias e tratamento clínico com medicamentos. 


Recomendações para pacientes com SAOS 




perder peso evitar álcool no mínimo quatro horas antes de dormir evitar medicamentos sedativos do tipo hipnóticos, anti-alérgicos, anti-histamínicos, preferencialmente antes de dormir evitar dormir de costas (barriga para cima) evitar refeições pesadas antes de dormir evitar bebidas cafeinadas no mínimo quatro horas antes de dormir (chá, café, chocolate) evitar fumar no mínimo quatro horas antes de dormir evitar comer no meio da noite evitar privação de sono procurar manter um horário relativamente constante para dormir e acordar levantar a cabeceira da cama cerca de 15 a 20 centímetros eventualmente, dormir sentado em uma poltrona controlar infecções, inflamações, principalmente das vias aéreas procurar seu médico otorrinolaringologista. 


Perguntas que você pode fazer ao seu médico 
 - Existe perigo de vida para o paciente que apresenta apnéia e não trata? 
- Que doenças podem ser desencadeadas pela apnéia do sono? 
- Perdendo peso, poderia ficar livre da apnéia do sono? 
- Sonolência diurna é sinal de apnéia do sono? 
Como posso saber se sou portador de apnéia do sono?

Conhecendo melhor

Minha foto
Loucamente Experto e inteligente, sou uma pessoa que opta por passar seu tempo diante de diversas possibilidades de compartilhar meus conhecimentos com todos ao meu alcance.